Você sabe o que é blockchain, este foi o assunto mais comentado na conferência web da W3C que eu tive o privilégio de participar neste ano, confesso que pouco tinha ouvido falar sobre o assunto, mas fiquei admirado com tantas possibilidades que podem se materializar com essa tecnologia.

Também conhecido como protocolo de confiança, é a tecnologia que foi usada para o desenvolvimento do bitcoin e as criptomoedas, basicamente funciona da seguinte maneira, para cada ação, transação ou modificação cria-se um hash(uma assinatura digital imutável) em cada bloquinho de registro de um determinado conteúdo de maneira sequencial e cronológica, assim cada bloquinho tem um nó ou camada que aponta para o bloquinho anterior a ele, assim ele vai gravando todo o rastro em uma rede de dados.

O conteúdo de uma ação, ou transação, gravado no bloco, pode ser qualquer coisa, imagens, assinaturas, textos, vídeos, mas o hash geralmente vai registrar algo especifico criado por regras de negócios ou requisitos da empresa ou do desenvolvedor, por exemplo podemos armazenar a hora da modificação, o que foi modificado e por quem, localização pelo gps e etc…

Dessa maneira o protocolo blockchain elimina intermediários em uma transação assim como os bitcoins eliminaram as instituições financeiras, ou seja, são transações ponto a ponto.

Vale ressaltar:

É a tecnologia que mais cresce no momento.
Confiabilidade total nas transações
Automatizada por algoritmos e extremamente eficientes
Redução de custos nas transações
Pode ser desenvolvido diretamente no HTML com javascript e isso é fantástico.

Empresas que estão utilizando em suas transações hoje.

 

IBM
Maersky

 


nilouchat

Professor de Web Designer e Photoshop, Associado a Abraweb. Técnico em computação gráfica Técnico em Web Designer Bacharel em Turismo SEO AdWords Google

Accessibility
%d blogueiros gostam disto: