Qualidade de software, qualidade de Site!

qualidade de site, podemos dizer que o seu site tem qualidade se ele segue algumas premissas, ainda  segundo a NBR ISO 9000:2005, “qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz aos requisitos”, então como medimos a qualidade de um software, basicamente pelo grau de satisfação do cliente, mas, e do site?

Precisamos respostas que coincidentemente podemos encontrar em outros sites, como o google webmaster search console por exemplo, as tais premissas, padrões e diretrizes que foi dita acima e que desenvolvedores deveriam seguir nem sempre são seguidas.

Sendo assim, logo abaixo tem algumas dicas mineradas.

 

 

Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.

Não engane seus usuários.

Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou a um funcionário do Google.

Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”

Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou cativante. Faça ele se destacar da concorrência.

Evite:

Conteúdo gerado automaticamente

Participação em esquemas de links

Criação de páginas com pouco ou nenhum conteúdo original

Redirecionamentos não autorizados

Texto ou link oculto

Conteúdo copiado

Participação em programas de afiliados sem agregar valor suficiente

Carregamento de páginas com palavras-chave irrelevantes

Entretanto de todas as dicas do Google o que mais chama a atenção de pesquisadores é o não atendimento dos requisitos, um site deve ser planejado, organizado e atender os requisitos do seu dono, ou seja, se eu tenho uma empresa onde quero divulgar minha marca para o maior número de pessoas possíveis eu preciso ter acessos constantes nas minhas páginas, é primordial ter uma atualização sistemica do conteúdo, ter conteúdo relevante, ser usual, acessível a dispositivos móveis e garantir a criação com as regras da W3C.

Valorizar a experiência do internauta deve ser o foco constante do seu website, ser rápido e funcional é extremamente importante e gera visitas a suas páginas.

Por outro lado, existem milhares de sites que não tem visitas diárias de pessoas diferentes, mas isso não prova que ele seja um site sem qualidade, fora dos padrões e/ou mal feito, existem websites que são chamados de cartão de visitas, empresas que quando alguém precisa achar rapidamente o seu telefone, email ou localização através de um mapa ele facilmente atende ao desejo do internauta.

Ou seja, este conceito de qualidade de sitio web é abstrato, não basta seguir regras, diretrizes e conselhos, mas o principal é atender o objetivo final desejado do website, estudar o seu objetivo é a tarefa complicada neste ponto.


Leia também,

Quais as vantagens de se ter uma Página na Internet?